Conecte-se

A oração muda a mente de Deus?

O Pastor David Platt, líder da McLean Bible Church recentemente respondeu a algumas perguntas comuns sobre a oração e destacou como Deus usa as orações de seus filhos para o bem de Seu povo e, finalmente, para Sua glória no mundo.

Durante o evento denominado Secret Church (Igreja Secreta) realizado pela McLean Bible Church em Washington, DC, Platt reconheceu que muitos cristãos lutam para orar porque não entendem como suas orações se encaixam com os propósitos de um Deus soberano.

A oração muda a mente de Deus? E a oração muda alguma coisa?”, perguntou Platt. “Se Deus é soberano, se Deus está no controle de todas as coisas, e todas as promessas de Deus vão acontecer, então por que orar?”

Para responder a essa pergunta, é preciso saber quatro coisas sobre Deus”, ele disse: “As perfeições de Deus são imutáveis; os propósitos de Deus são imutáveis; As promessas de Deus são imutáveis ??e os planos de Deus estão se desdobrando.”

Deus projetou a oração para ser um meio poderoso pelo qual participamos dos Seus planos no mundo“, disse ele. “Deus provoca uma mudança notável no mundo em resposta às orações de Seu povo. Quando oramos, Deus age. Nossas orações afetam o modo como Deus age no mundo ”.

O pastor apontou para Êxodo 8:13, que diz: “Deus fez conforme a palavra de Moisés”.

“Deus fez de acordo com a palavra do homem”, disse ele. “Que testemunho para a oração. A oração é um convite para se unir a Deus em moldar efetivamente o curso da história … através da oração, Deus chamou você e eu para não observar a história, mas para moldar a história para a glória de Seu grande nome. Isso vai mudar a maneira como você ora.

Os crentes devem orar“, disse ele, porque temos uma tarefa que não podemos cumprir: Nenhum de nós pode ser [quem] Deus nos chamou se ficarmos sozinhos“, explicou ele. “Este é o jeito que foi projetado para ser … é um momento enorme quando percebemos que não podemos fazer nada sem a ajuda de Deus. Isso nos leva a orar.”

Oramos porque temos um privilégio que não podemos abandonar”, disse ele. “Oramos porque temos uma família que não podemos esquecer e oramos porque temos um Deus que não podemos entender.”

Quando deixamos de orar, essencialmente dizemos que estamos contentes com “pouco conhecimento da glória de Deus“, alertou Platt, acrescentando que não podemos deixar de “tornar-nos como o que vemos”.

Deus salva o Seu povo, explicou ele, para que eles possam “buscar o Seu rosto na adoração”.

Mas, porque Deus é santo, devemos ser contritos – e não ocasionais – quando nos aproximarmos Dele: “O pecado não é pouca coisa aos olhos de um Deus Santo”, advertiu ele, acrescentando que “a propensão ao pecado é forte, e a a punição pelo pecado é severa ”.

Buscar a Deus é uma escolha que “cada um de nós tem”, disse Platt, acrescentando: “Você quer viver na busca de Deus, ou você quer morrer sem perseguir a Deus?”

A mensagem de Platt foi uma das quatro sessões de ensino com foco em oração, jejum e a busca de Deus durante o evento de cinco horas da Secret Church.

A idéia por trás da Secret Church vem do tempo que Platt passou ensinando e ministrando entre igrejas domésticas asiáticas subterrâneas. O evento lembra os cristãos de todo o mundo que não podem se encontrar abertamente.

Meu objetivo esta noite é que … você iria embora com uma paixão, uma paixão para buscar a Deus. O propósito desta noite não é entretê-lo, mas equipá-lo”, disse Platt no início da noite. “Trata-se de equipá-lo não apenas para conhecer e buscar a Deus em sua própria vida, mas para viver sua vida de tal maneira que os outros ao seu redor conheçam e busquem a Deus como resultado de sua vida.”

“Quero que nos sintamos ao longo desta noite que Deus está conosco, que Ele está falando e que temos a oportunidade de falar com Ele“, acrescentou.

Durante toda a noite, os participantes pediram a Deus para sustentar a fé dos perseguidos, para mudar os corações e as ações de seus perseguidores, e para usar seu testemunho para a propagação do Evangelho. O foco do evento da Igreja Secreta deste ano foram os somalis da África Oriental.

Durante a primeira sessão da noite, Platt ofereceu a lembrança de que as pessoas foram criadas exclusivamente para desfrutar de um relacionamento com Deus, para governar toda a criação e para refletir e multiplicar a glória de Deus até os confins da terra. No entanto, por causa do pecado, os seres humanos precisam de um intercessor fiel: Alguém que é totalmente como nós e Alguém que é totalmente semelhante a Deus.

Deus procura os culpados“, disse Platt. “Um relacionamento com Deus começa não com a sua busca por Deus, mas com a sua busca por você … o Deus que o perseguiu por amor no passado não parou de perseguir você por amor hoje.”

A pureza do coração é essencial para estar na presença de Deus, disse o pastor, e somente a Sua graça nos impede de experimentar Sua eterna ira.

Você não pode ter um relacionamento com Deus, vir a Deus em oração, sozinho“, enfatizou. “Você pecou contra Deus, você está separado de Deus e todos nós merecemos julgamento por nosso pecado. A única maneira pela qual qualquer um de nós pode chegar diante de Deus é confiando no sacrifício de Jesus pelo nosso pecado. É assim que começa um relacionamento com Deus ”.

O antídoto contra o pecado e o egoísmo, disse o pastor, está buscar a Deus acima de nós, e a busca de Deus envolve assumir riscos radicais e confiar em uma recompensa radical.

Nosso objetivo na oração não é, em última análise, tirar as coisas de Deus; Nosso objetivo, em última análise, é conhecer, amar e desfrutar de Deus ”, disse ele. “A oração não será muito satisfatória se você quiser apenas coisas … a oração é a busca de Deus, não apenas os dons Dele. Se apenas queremos as bençãos e não queremos Deus estamos distorcendo por completo o objetivo da oração.

Ainda assim, a Bíblia nos diz que temos a oportunidade de nos aproximar de Deus em favor dos necessitados, disse Platt, acrescentando: “Apresentamos nossos pedidos a Deus com humildade ousada”.

Como resultado da oração, nós nos afastamos tendo sido literalmente mudados por Deus, ele continuou. “Deus quer nos abençoar, Ele quer abençoar Seu povo, Ele nos convida a experimentar Sua bênção através da oração … Deus nunca fica velho, chato ou desinteressante.”

Em seu sermão, Platt também tocou no assunto do jejum, uma prática que ele definiu como “abster-se de comida física para propósitos espirituais”.

Deus nos criou com desejos físicos – e esses são projetados para serem satisfeitos pelo seu Criador, disse Platt.

Deus usa desejos físicos para nos ensinar que somos finalmente sustentados por Deus“, disse ele. “Nossa necessidade espiritual por Deus é muito mais fundamental do que nossa necessidade física por comida e água.

Mais à noite, Platt advertiu que não buscar o conselho de Deus na oração é “prejudicial“.

Nunca subestime o efeito de orar ao Deus que lutará por você“, declarou ele, acrescentando depois: “Um dia, toda a nossa oração e todo o nosso jejum na busca de Deus culminará no objetivo de nossa salvação: eterna comunhão ininterrupta, desinibida, inimaginável, indescritível, totalmente satisfatória, com Deus ”.

Assine nossa Revista Online Gratuitamente: 

Nenhum spam garantido



Fonte: Portal Padom

Deixe sua mensagem