Conecte-se
Search

Fonoaudióloga Blacy Gulfier fala sobre saúde vocal no podcast Papo com Clê

Conhecida como cientista da voz e uma das produtoras vocais mais procuradas do país, a fonoaudióloga Blacy Gulfier participou do podcast Papo com Clê, do canal Corredor 5, apresentado por Clemente Magalhães. Durante a entrevista, ela trouxe um olhar técnico e abordou temas que envolvem a saúde vocal.

Segundo Blacy, para ter resultados incríveis os artistas da voz cantada tem que se comportar como os atletas, mantendo seus treinos, pois a arte não substitui a ciência.

– As pessoas admiram os atletas: “Que coisa mais linda! Eles treinam todos os dias”. E isso não conversa com a arte? Isso não pode ocupar um lugar dentro daquilo que é mais sagrado pra mim? – comentou a produtora sobre a disciplina relacionada a treinos e saúde dos cantores.

Questionada pelo entrevistador sobre a nova safra de interpretes e a maneira deles cantarem de uma forma não tão compreensível, a fonoaudióloga se posicionou dizendo que nada pode ser desprezado.

– Nenhum elemento sonoro deve ser desprezado. Eu acho que não tem um critério de maior ou menor grau de necessidade, é um elemento sonoro, todos estão ali pra ter sua representatividade da obra. Todos eles fazem parte e são importantes. Mas obviamente a palavra muito bem dita, a forma que você articula esse som, ele está diretamente ligado a compreensão da poética, a afinação também é muito importante – responde a produtora vocal, que abordou outros assuntos como “A psicodinâmica vocal” e “Critérios de gravação de voz” no papo que durou mais de duas horas.

Picture of Ysa Oliver

Ysa Oliver

Deixe sua mensagem