Conecte-se

Clovis e Claudia Leitte cantam contra a cultura do cancelamento em “Aprendiz”

Após lançar os singles “Me Ensine a Viver” e “Você Acredita?” pela Som Livre, o cantor Clovis, ex-vocalista do Preto no Branco, apresenta sua nova música pela gravadora. Escrita pelo próprio artista, “Aprendiz” traz como mensagem central a rejeição à cultura do cancelamento.

Gravada no estúdio KZA, do cantor Kauan, da dupla Matheus e Kauan, a música traz a participação especial de Claudia Leitte, com quem Clovis já dividiu um trio elétrico no carnaval de Salvador, em 2020. “Aprendiz” faz parte do repertório de canções do álbum “Epifania”, ainda sem data de lançamento confirmada. Segundo Clovis, todas as faixas do projeto nasceram espontaneamente durante a pandemia sob a perspectiva de um mundo novo que nos convida a uma mentalidade mais humana, mais maleável, mais altruísta.

– Nesta música, eu senti muita necessidade de imprimir palavras específicas e do jeito mais popular possível, para que os ouvintes possam entender que é uma canção sobre conselhos, um convite para repensarmos nossas atitudes em relação ao próximo e observar se estamos oferecendo aquilo que queremos receber. Quando você se considera um aprendiz, você para de exercer o julgamento e, consequentemente, não sai por aí cancelando pessoas – declara Clovis.

O compositor relata que a ideia da collab com a cantora Claudia Leitte é algo que já estava em seu coração há bastante tempo, assim como nos planos da gravadora Som Livre, a qual já tem por hábito essa predisposição em promover encontros entre artistas.

– O encontro com a Claudinha aconteceu de uma forma extremamente prazerosa, pois ela é uma pessoa muito espontânea, verdadeira e demasiadamente humana. Ela já combinava muito bem com a canção antes mesmo de aparecer no estúdio e concordar em fazer o collab. E sua atuação foi maravilhosa, desembaraçada, desprendida. Foi surpreendente a reação dela e muito comovente vê-la emocionar-se com a música. “Aprendiz” faz isso, desperta emoções profundas ao exprimir um pouco da experiência de vida de cada um de nós.

Claudia Leitte também não deixou de manifestar a sua admiração pelo amigo e cantor, além de expressar o seu contentamento em trabalhar ao lado de Clovis.

– Já tinha sido uma experiência incrível cantar ao lado do Clovis quando ele participou da apresentação do meu trio elétrico. Quando recebi o convite da gravadora para cantar com ele, fiquei animada. Primeiro, por ser com o Clovis e, segundo, porque a música me preencheu de um jeito lindo! Eu já admirava bastante o trabalho dele, e percebo que o nosso momento no trio foi um ensaio para toda a energia que nós dois criamos em “Aprendiz”. Tivemos uma sintonia incrível em nosso primeiro encontro, e quando recebi o convite sabia que iríamos repetir isso. Ele é uma pessoa iluminadíssima, e fico imensamente feliz em poder colaborar no projeto de alguém que admiro tanto – relata a cantora.

A música “Aprendiz” também faz parte de um projeto ainda maior que é um mini doc que vai acompanhar o álbum “Epifania”, em fase de preparação, com previsão de lançamento para este ano ainda. O mini doc contará a trajetória de vida e carreira do artista, apresentando para o público o melhor do Clovis, cantor, compositor e pessoa.

– É certo que a vida não cabe em um mini doc nem mesmo em um superdocumentário, mas temos registrado muito o começo de tudo: o que me fez querer fazer música, de onde eu venho, o quão improvável era que eu chegasse até aqui, como é a minha experiência de partilha na minha comunidade tribal, minha raiz, que é na Ilha de Itaparica (BA), um vilarejo de pescadores, especificamente… Enfim, trata-se de um trabalho de captação de imagens e vivências que ficou muito especial, porque foi feito com muita verdade e simplicidade, mostrando um pouco da rotina da minha gente, do nosso comportamento, do momento em que eu realmente decidi fazer música e acreditar que eu podia me comunicar através da música.

Rafael Ramos

Rafael Ramos

Deixe sua mensagem