Confederação Israelita acusa Calheiros de desrespeitar a memória das vítimas do Holocausto

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Relator da CPI da Covid-19, o senador Renan Calheiros (MDB) revoltou a Confederação Israelita do Brasil (Conib) ao comparar a comissão ao Tribunal de Nuremberg, que julgou o alto escalão nazista pelos crimes cometidos contra a humanidade durante a Segunda Guerra Mundial.

– Nuremberg reuniu e puniu inúmeros próceres nazistas e, até hoje, há questionamentos sobre o próprio julgamento. Por exemplo, se não foi apenas um julgamento dos vencedores ou se a sentença de pena de morte pelos crimes cometidos deveria ter sido apenas uma pena de prisão. Estes são balizadores importantes.

Em repúdio, a Conib emitiu uma nota sobre as falas do relator, que ainda afirmou que a CPI “não é um tribunal de guerra, nem de exceção, mas sim uma instituição da democracia”.

– A Conib, Confederação Israelita do Brasil, repudia mais uma vez comparações completamente indevidas do momento atual, agora feitas na CPI da Covid, com os trágicos episódios do nazismo que culminaram no extermínio de 6 milhões de judeus no Holocausto. Essas comparações, muitas vezes com fins políticos, são um desrespeito à memória das vítimas do Holocausto e de seus descendentes. A Conib inclusive criou uma campanha contra a banalização do Holocausto, para que possamos compreender melhor as verdadeiras dimensões dos fatos e assim contribuir para um melhor entendimento do presente – diz a nota.

A Embaixada de Israel no Brasil também se pronunciou sobre o assunto através do Twitter e destacou o bom relacionamento entre as duas nações.

– Desaprovamos o aumento da frequência da palavra Holocausto no discurso público. O uso indiscriminado banaliza a memória e a tragédia do genocídio contra o povo judeu. Pela amizade forte entre os dois países, pedimos que o Holocausto fique à margem de política e de ideologia.

Rafael Ramos

Rafael Ramos

Deixe sua mensagem

CENTENAS DE RÁDIOS DE TODO BRASIL NO SEU CELULAR

Portal de comunicação com foco na informação e divulgação de costumes cristãos

Copyright 2021 © Gospel Planet