Quatro cristãos foram presos no Nepal, incluindo um cidadão dos Estados Unidos, meses após a entrada em vigor de uma lei polêmica que criminaliza a conversão religiosa na nação asiática.

Em Nepal prendem a quatro cristãos por acusação de conversão “falsa”

Na manhã de terça-feira, a polícia na cidade de Ghorahi prendeu um líder da sociedade cristã, um cidadão indiano, um cidadão do Colorado e um intérprete nepalês em seu hotel por sua suposta participação na conversão religiosa por “atração”, de acordo com a ONG Christian Solidarity Worldwide.

Os quatro assistiram a uma conferência de pastor de um dia realizada na segunda-feira em uma igreja local.

O grupo de defesa dos direitos humanos relata que as autoridades pesquisaram quartos de hotéis e levaram Bíblias, dinheiro, laptops e também dinheiro que pertence aos cristãos. De acordo com os contatos que falaram com a agência de ajuda cristã Barnabus Fund, a polícia também confiscou um dispositivo USB, um veículo e um nebulizador que ajuda a respirar.

Entre os presos estão o secretário-geral da Sociedade Cristã do Nepal, Dilli Ram Paudel, o cidadão indiano Gaurav Sreevastab e o intérprete nepalês Kusang Tamang. Embora a CSW não tenha nomeado o cidadão americano, a Morning Star News identificou a cidadã americana como Oleana Cinquanta, uma moradora do Colorado.

Cinquanta contou à notícia da perseguição que foi detida por mais de 10 horas sem medicação e que foi deportada para os Estados Unidos.

“As acusações são completamente falsas”, Cinquanta foi citado como escrevendo em uma mensagem de texto. “Não estávamos distribuindo Bíblias nem dólares”.

“Eu estava visitando um programa da igreja em Dang [distrito] com meu agente de viagens e alguns amigos”, acrescentou Cinquanta. “Ninguém estava comprometido com a conversão”.

Uma fonte disse ao Fundo Barnabé que a conferência era um curso de treinamento para pastores.

No Nepal, um país predominantemente hindu no norte da Índia, onde os cristãos são uma pequena minoria, uma lei foi introduzida em agosto passado proibindo as conversões religiosas e “os danos aos sentimentos religiosos”.

Naquela época, os líderes cristãos temiam que a lei fosse usada para perseguir os cristãos por praticar sua religião, já que leis semelhantes foram abusadas em países como a vizinha Índia.

Segundo a CSW, os presos na terça-feira ainda não haviam sido acusados ​​de um crime, mas ainda estavam sob custódia.

O líder cristão Pratik Bista disse ao Morning Star News que ele e uma delegação de outros líderes cristãos visitaram a sede da polícia do distrito de Dang na terça-feira. Ele disse que o superintendente lhes disse que os detidos seriam libertados na quarta-feira. O superintendente supostamente argumentou que os cristãos foram presos por “investigação geral”.

O presidente executivo da SW, Mervyn Thomas, pediu às autoridades nepalesas que retirassem todas as acusações contra os cristãos e as libertassem imediatamente.

“Pedimos ao Nepal que respeite o direito de todas as minorias religiosas de praticar sua fé ou crença através da adoração, observação, ensino e prática”, disse Thomas em um comunicado.

“A seção 158 do Código Penal encoraja os atores estatais e não estatais a perseguir e processar pessoas inocentes que simplesmente exercem seu direito à liberdade de religião ou crença”.

Segundo Bista, os policiais levaram as Bíblias como “evidências” para afirmar que estavam fazendo conversões. Ela acrescentou que as autoridades também levaram dólares americanos de Cinquanta para sugerir que ela estava usando “a atração para se tornar”.

“Como é um crime para um cristão carregar sua Bíblia, e como é um crime que um americano carregue dólares quando visita um país estrangeiro?“, Perguntou Bista. “Se um hindu que carrega suas escrituras sagradas não é um crime”, como se aplica aos cristãos? Como eles poderiam ir ao hotel e parar os cristãos sem um primeiro relatório de informação?



Fonte: Bibliatodo

Radios Online de todo Brasil totalmente grátis!

Musicas, Pregações 24 horas, Mensagens, Prêmios e Muito mais…
Rádios separadas por estado, idiomas e você ainda pode selecionar as suas favoritas.

Instale agora

QUE TAL APRENDER SE DIVERTINDO GRÁTIS ???

Copyright 2019 © Gospel Planet