Conecte-se

Estar Preocupado Com os Outros – Série: Segredos de Uma Vida Bem-Sucedida

Texto: “Quando os homens daquele lugar o reconheceram, mandaram por toda aquela circunvizinhança, e trouxeram-lhe todos os enfermos; e rogaram-lhe que apenas os deixasse tocar a orla do seu manto; e todos os que a tocaram ficaram curados” (Mateus 14:35-36)

Introdução: Nenhum cristão pode viver com sucesso e não procurar constantemente e sistematicamente compartilhar o amor do Senhor Jesus Cristo com aqueles que não O conhecem; e nenhum cristão jamais começará a fazer isso até que ele ou ela sinta uma preocupação real, um fardo para com a salvação das multidões de homens e mulheres que estão perdidos (Lucas 19:10), já condenados (João 3:18), e estão sob a ira de Deus (João 3:36).

Você sente alguma preocupação com os perdidos? Você tem alguma paixão pelas almas? Você se sente sobrecarregado ao pensar em seus entes queridos e amigos e nos milhares de outros que não são salvos? Por quanto tempo as pessoas têm que estar em nossa companhia antes, com a ajuda de Deus, lhes falamos de nosso maravilhoso Salvador? Ou estamos despreocupados? Poderiam os nossos entes queridos e amigos não convertidos dizer – “…não há quem me conheça; refúgio me faltou; ninguém se interessa por mim” Salmo 142:4? Observe o seguinte em Mateus 14:35-36.

1. Temos Uma Descrição Das Muitas Pessoas ao Nosso Redor Por Cuja Salvação Precisamos Estar Profundamente Preocupados.

Se fizermos a pergunta: Qual é a real necessidade dos perdidos? – como esta porção da escritura responde? Ela nos diz três coisas sobre as pessoas daquele dia que são verdadeiras das pessoas hoje.

A. Elas estavam doentes (verso 35). Muitas pessoas hoje podem ser religiosas, respeitáveis ​​e vivendo vidas moralmente decentes e retas, mas toda alma não salva é dominada pela doença do pecado (Lucas 5:12), e a menos que sejam curadas, sua perspectiva é realmente solene (Romanos 6:23).

1) A primeira necessidade do homem é tornar-se perfeitamente completo através da fé no Senhor Jesus. Multidões de pessoas vivem e morrem em estado de doença, sem Deus e sem esperança (Efésios 2:12).

B. Elas estavam a uma distância (verso 35) – “os homens daquele lugar … enviaram a palavra a todo o país circundante …”, que indica a distância. Eles estavam distantes do Senhor em um sentido geográfico, e o que era verdade deles nesse sentido é verdade para multidões hoje em um sentido espiritual.

1) Os jovens de nossos dias e gerações estão crescendo em grande parte sem nenhum conhecimento de Deus e do evangelho de Sua graça, e há uma terrível ignorância da Bíblia e do evangelho. Quão preocupados precisamos estar pelas multidões! – observe em Mateus 9:36.

C. Elas eram deficientes (verso 35). Eles tiveram que ser trazidos para a presença do Senhor. É verdade que todo pecador é incapacitado pelo pecado (Romanos 5:6), mas também é verdade que sob o manto externo de respeitabilidade muitos são incapacitados pelos pecados da falsidade, da bebida, da luxúria, das drogas, da imoralidade, etc. para isso, precisamos sentir e demonstrar uma preocupação profunda.

2. Quando é Que Realmente Começamos a Nos Preocupar Com as Almas Dos Outros?

A. O versículo 35 nos dá a resposta para essa pergunta. Foi “Quando os homens daquele lugar o reconheceram” que “enviaram por toda aquela circunvizinhança …”. É fácil ver o que aconteceu. Esses homens encontraram o Senhor por si mesmos, e imediatamente ficaram preocupados que os outros pudessem encontrá-lo também. Isso é o que sempre acontece; “Conhecer” e “ir” andam juntos.

B. Quando realmente O conhecermos, iremos a Ele, e a medida que O conhecemos determina a medida em que vamos – veja João 14:9 e Filipenses 3:10, e compare Salmos 126:6 e Daniel 11:32 . Aqui, então, está a qualificação, bem como o incentivo para buscar o perdido; é conhecer o Senhor pessoalmente e intimamente – observe João 1:41 e 49.

3. Quando Esta Preocupação se Manifesta?

Se realmente temos uma paixão pelas almas e temos uma preocupação com a salvação delas, como devemos agir? Os versículos 35 e 36 nos dizem que “quando os homens daquele lugar O reconheceram”, eles fizeram três coisas:

A. Eles procuraram (verso 35). Eles saíram em todo o país circundante em busca daqueles que precisavam do toque curador e salvador do Senhor Jesus Cristo. Eles vasculharam o distrito por almas necessitadas. Esta é a comissão do Senhor para nós (Marcos 16:15). Foi C. T. Studd quem deu o seguinte conselho aos missionários na África Central: “Pegue o evangelho simples em todo o seu vasto distrito, e certifique-se que toda alma conhece o caminho da salvação e tenha uma boa chance de ser salvo”.

B. Eles trouxeram (verso 35). A palavra “trouxeram-lhe” é a palavra mais importante neste sermão. Indica uma ênfase que devemos recuperar se formos bem sucedidos em ganhar outros para Cristo. É importante ir até eles, mas o trabalho de resgate envolve mais do que simplesmente ir a aqueles que estão perdidos. Almas devem ser trazidas para Cristo. Um pescador não se contenta simplesmente em pescar; ele só fica satisfeito quando pega o peixe – e você e eu não devemos nos contentar apenas em contar aos outros o amor do Salvador; devemos buscar Sua graça para trazê-los a ele.

C. Eles imploraram (verso 36). Eles imploraram a Ele que aqueles que eles haviam trazido pudessem ser curados – em outras palavras, eles oraram. Uma verdadeira paixão pelas almas se mostrará rapidamente em oração persistente por salvação. Na oração, Deus nos mostra aqueles a quem Ele deseja que procuremos ganhar para Ele, e em oração nos tornamos canais através dos quais o Espírito Santo efetua Sua obra de ganhá-los.

4. Onde Essa Preocupação Pelos Outros Começa a Operar?

O verso 35 novamente dá a resposta; diz-nos que “… os homens daquele lugar … enviaram notícias a todo o país circundante”. Tornaram-se evangelistas do seu próprio povo! E quando tivermos uma paixão pelas almas, começaremos a ser sobrecarregados e preocupados com a salvação daqueles com quem e entre vivemos. Nós começaremos “em Jerusalém” (Atos 1:8).



Fonte: Esboço de Sermões

Administrador

Administrador

Deixe sua mensagem