135 soldados israelenses fecharam nesta quinta-feira sua participação nas ações de resgate às vítimas da tragédia em Brumadinho, resultado do rompimento de uma represa de desfeitos da mineira Valha.
A ajuda de Israel no desastre foi proporcionada pelo premiê do país, Benjamin Netanyahu, o presidente Jair Bolsonaro. O grupo contava com 136 pessoas e chegou a Brasil na noite do domingo (27), trazendo 16 toneladas de equipamentos.
O presidente Jair Bolsonaro utilizou suas redes sociais para agradecer “as bravas tropas israelenses” e o premiê Benjamin Netanyahu. “Agradeço, em nome do povo brasileiro, ao Estado de Israel por os serviços prestados em Brumadinho-MG em associação com nossos Guerreiros das Forças Armadas e Bombeiros”, escreveu.
O embaixador israelense em Brasil, Yossi Shelley, disse que Israel tem uma dívida com Brasil, devido a seu apoio em diversos momentos da história.
“Temos dívida com Brasil. Brasil sempre ajuda a Israel. Quando os nazistas quiseram matar aos judeus, fugimos de Alemanha e elegemos um lugar carinhoso como Brasil. Por isso, Israel sempre será agradecida para vocês”, disse Shelley ao G1.