O maior dos incêndios florestais na história da Califórnia vem consumindo áreas extensas no estado norte-americano e resultando no desalojameto de milhares de pessoas, obrigadas a fugirem de suas casas para salvar suas vidas. Algumas dessas famílias fazem parte da liderança da megaigreja Bethel e outras denominações da região.

Os incêndio florestais começaram no dia 23 de julho, e desde o princípio, temia-se que o fogo atingisse o templo da igreja internacionalmente conhecida. Porém, o vento levou as chamas em outra direção, atingindo áreas residenciais.

Desde então, a queimada resultante das altas temperaturas do verão no hemisfério norte consumiu uma área do tamanho da cidade de Los Angeles, segundo informações da Agência Reuters.

Dentre os prejudicados estão líderes e membros da Bethel Church, mas nem por isso a comunidade interrompeu as celebrações. No domingo seguinte, pela manhã, milhares de fiéis se reuniram no megatemplo que esteve ameaçado pelo incêndio e cantaram sobre o amor de Deus.

As perdas materiais de parte dos membros da igreja motivaram a criação de uma equipe de trabalho voluntário, e a pastora Elizabeth Woning atuou ao longo a última semana como conselheira voluntária, ajudando pessoas da região que não tinham para onde ir. A Bethel também decidiu distribuir máscaras respiratórias para as pessoas não inalarem a fumaça no ar.

A tragédia que assola o estado mobilizou outras igrejas a juntarem forças na ajuda aos necessitados. Um dos que lideram iniciativas assistenciais é Ben Sprague, presbítero da Igreja Comunitária Crosspointe: “Somos mais de 30 igrejas reunidas, orando juntas, tentando resolver problemas, tentando pensar em uma solução melhor a longo prazo para ajudar as famílias atingidas”.

De acordo com informações da emissora Christian Broadcasting Network (CBN), a Cruz Vermelha montou um abrigo em Crosspointe e outras cinco igrejas se uniram para dar suporte a essa instalação. Já a Bethel Church estabeleceu uma parceria com o Exército da Salvação, oferecendo o megatemplo para ser usado como um centro de distribuição de água e alimentos.

Voluntários estão servindo refeições quentes gratuitamente, além de roupas e utensílios domésticos para aqueles que precisam. Dentre os que estão fornecendo mão de obra estão líderes da Bethel, que perderam suas casas nos incêndios florestais, além de dúzias de membros.

O pastor Kris Vallotton afirmou que muitos membros da igreja foram forçados a abandonar seus lares com a possibilidade de serem atingidos pelo fogo, e que desde então, ele tem levado uma mensagem de esperança a eles a partir da passagem de Isaías 61:3: “É só Deus quem pode transformar cinzas em uma bela coroa. É só Deus quem pode nos dar esperança no meio de um desastra como esse”, encorajou.

Recomeço

Um dos cristãos da área que perdeu a casa – que também funcionava como escritório – foi Tony Stoltzfus. O governo o obrigou a abandonar a residência três dias depois do início dos incêndios florestais. “Nós jogamos nossas malas no carro. Levamos também nossos animais de estimação e nossos computadores”, relembrou.

Outro caso é o de Mary Lu Wonkel, que teve a casa completamente queimada: “Eu nem sabia direito o que estava fazendo. Eu só joguei minhas roupas numa mala e peguei muitas Bíblias”, resumiu, contando que precisou sair apressadamente.

“Enquanto estava arrumando as coisas para sair, sabe, eu sou uma intercessora, então orei ao Espírito. Eu já não tinha palavras. Antes de sair de casa, eu só ouvi Deus me dizendo ‘novos começos, novos começos’”, acrecentou.

Stoltzfus, Wonkel e milhares de outros desabrigados, a necessidade de recomeçar é imediata. Para tanto, têm contado com o apoio das pessoas à volta, contou a pastora Woning: “Eles estão alojados nas casas de seus amigos. Alguns estão dormindo no sofá, no chão ou em qualquer espaço disponível”.

Jim Wesley, capelão da igreja Crosspointe, muitos dos que perderam tudo sairão do episódio traumatizados: “A primeira vez que as pessoas veem sua casa queimada simplesmente caem de joelhos e choram. Por isso estamos lá para apoiá-los”, disse ele.

Para ajudar no recomeço, a Bethel Church criou uma campanha de arrecadação de doações, e os valores ofertados até agora passam de US$ 450 mil. Dentre os doadores estão a Igreja Gateway, do Texas, o ministério Joyce Meyer e a rede evangélica TBN.



Fonte: Gospel Mais

AS MAIS LIDAS
VERSICULO DO DIA

Radios Online de todo Brasil totalmente grátis!

Musicas, Pregações 24 horas, Mensagens, Prêmios e Muito mais…
Rádios separadas por estado, idiomas e você ainda pode selecionar as suas favoritas.

Instale agora

QUE TAL APRENDER SE DIVERTINDO GRÁTIS ???

Copyright 2019 © Gospel Planet