Filho de nordestinos, o cantor Keby Nogueira deu seus primeiros passos na música aos ciinco anos de idade brincando de banda com os irmãos. Mas só na adolescência que ele descobriu sua verdadeira vocação para o canto.
Na juventude, Keby foi cercado de música, desenho e artes cênicas. Após estudar canto lírico e poular, ele passou a dar aulas de técnica vocal e atuou como backing-vocal de Marquinhos Gomes, Benner Jacks, Priscila Angel, Kelly Lopes, Radicais na Fé, Jerusa Liasch (Banda Rara), Michael MCurtis, Henrique Figueira e outros artistas gospel.
Sua estreia solo foi com o single autoral “Incenso”, em novembro de 2022, que chegou a figurar durante cinco meses na playlist “Radar Gospel”, da Deezer.
– Não há como negar o poder de um perfume ao invadir um ambiente. Ninguém sabe seu início ou origem, simplesmente o sente e é envolvido por ele. É a exposição da vulnerabilidade da mulher que derrama seu bem precioso aos pés de Jesus. É a oferta simples da viúva depositada com amor. São os poucos pães e peixes da criança disposta a servir uma multidão. É o coração contrito e quebrantado que jamais será desprezado. É a expressão genuína da gratidão. A adoração que sobe e é aceita pelo Senhor, é como o incenso, oferta agradável. O incenso só pode ser sentido se houver fogo – relata Keby.
Em dezembro do mesmo ano, ele apresentou a canção “Precisa de Você”, que trouxe um feat com Diógenes Benedito com fortes referências da black music.
– “Preciso de Você” é uma simples frase que carrega a afirmação da finitude e debilidade do ser humano sem Deus. Seja ao acordar, nas ações ordinárias do cotidiano frenético ou na breve pausa do dia. Na respiração curta, mas profunda, olharmos para cima e podemos lembrar que não estamos sós. E esse amor incondicional nos sustenta e nos garante que com Ele podemos seguir – fala o cantor.
Chegando em março deste ano, Keby apresentou o single “Leva-me Além”, escrita por Henrique Figueira, que segundo o artista, “relata o profundo desejo de estar mais perto de Jesus”. As três canções fazem parte do projeto “Amigos na Sala”.