Livro “Pentecostalismo na esfera pública” revela influência pentecostal na política do país desde 1930

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Da Redação JM

Doutor Oziel Lourenço, autor da obra “Pentecostalismo na Esfera Pública”. Foto: Divulgação|Facebook

Os pentecostais do Brasil têm uma participação histórica na política do país, e a contribuição desse segmento para o fortalecimento e avanço da nação é sabido de todos, mas uma obra literária veio para contribuir ainda mais com esse entendimento e trazer mais informações de como se construiu essa participação. O livro “Pentecostalismo na esfera pública” é o resultado de quatro anos de pesquisa de doutorado realizados na Universidade Metodista de São Paulo pelo doutor Osiel Lourenço de Carvalho.

A obra

No livro do escritor assembleiano, é feita uma análise histórica, social e teológica sobre as origens da participação das Assembleias de Deus na Esfera Pública Brasileira.

As Assembleias de Deus no Brasil têm presença cada vez maior na política brasileira. Esse processo teve início já nas primeiras décadas de implantação do pentecostalismo brasileiro“, destaca o escritor.

+ Conselho de Educação da CGADB lança Rede de Estudos Pentecostais

Assembleianos na política

O livro confronta os críticos que sempre disseram que o pentecostalismo é constituído de pessoas alienadas e sem compromisso com o país.

Ao JM Notícia, doutor Osiel informou que o livro veio para desfazer uma errônea imagem difundida por alguns pesquisadores de que os “pentecostais das primeiras décadas não se envolviam com a política do país, vindo isso somente a acontecer após a década de 80“.

No meu livro eu quero demonstrar o contrário. Eu faço uma pesquisa histórica de que desde 1930 há sim participação da Igreja Assembleia de Deus na esfera pública brasileira”, explica o autor.

A obra foi construída a partir de uma análise do Mensageiro da Paz, jornal oficial da Assembleia de Deus no Brasil.

O pastor tem a expectativa de que o livro traga mais luz sobre o entendimento dessa relação entre o pentecostalismo e a esfera pública no Brasil. Pastores, seminaristas, líderes, professores e pesquisadores pentecostais podem, com a obra em mãos, gozar de uma melhor compreensão sobre como os pentecostais fazem parte da história política dessa nação.

Contribuição para a AD no Brasil

A obra do doutor Osiel vem somar juntamente à vasta literatura assembleiana que trata sobre a influência política do segmento, mas com uma maior riqueza de detalhes. Na pesquisa, é realizado “um recorte histórico para as análises que abrange os períodos de 1930 a 2018 de modo que descrevemos e analisamos personalidades políticas do pentecostalismo no Brasil a partir do Jornal Mensageiro da Paz”, informa o autor.

“O fervor evangelístico tem diminuído em nossas igrejas”, alerta teólogo assembleiano

Foram analisados mais de uma centena de exemplares do periódico pentecostal.

Lançamento

Livro vem fortalecer o conhecimento dos pentecostais do Brasil sobre sua participação na política da nação. Foto: Divulgação| Editora Santorini

O lançamento oficial será realizado no dia 25 de novembro na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo. Na ocasião o doutor Osiel Lourenço ministrará palestra sobre “A Integridade da Família e da Infância”. O livro também será lançado na Assembleia de Deus de Santo André (Ministério do Belenzinho). O livro é uma produção da Editora Santorini

O autor é doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Mestre em Teologia pela EST. Licenciatura Plena em História. Bacharel em Teologia. Professor da Faculdade Refidim e um dos coordenadores da Uniaadjo- União dos Adolescentes da Assembleia de Deus de Joinville.



Fonte: JM Noticias

Deixe sua mensagem

CENTENAS DE RÁDIOS DE TODO BRASIL NO SEU CELULAR

Portal de comunicação com foco na informação e divulgação de costumes cristãos

Copyright 2021 © Gospel Planet