Mais de 2 milhões de bactérias são detectadas em geladeiras

Você tem o costume de limpar a geladeira com que frequência? Embora muitas pessoas se enganem achando que as baixas temperaturas podem espantar a bactérias, a verdade é que deixar de higienizar a geladeira mensalmente pode causar mau cheiro e contribuir para proliferação de micro-organismos.

Segundo uma pesquisa realizada pela Faculdade de Biomedicina da UniMetrocamp, em Campinas, cerca de 2 milhões de bactérias e 44 mil bolores e leveduras podem ser encontrados em geladeiras que não recebem a limpeza adequada.

A investigação, realizada por Amanda Guidotti e Luiza Rached e coordenada pela professora Rosana Siqueira, avaliou 40 itens de 8 geladeiras como maçanetas, prateleiras, porta-ovos, gavetas e borrachas.

Os resultados mostraram que os itens com as maiores quantidades de bactérias foram as gavetas e prateleiras.Veja abaixo a quantidade de micro-organismos encontrados em cada item:

– Maçanetas: 310 mil bactérias e 3,3 mil bolores e leveduras

– Prateleiras: 520 mil bactérias e 15 mil bolores e leveduras

– Porta-ovos: 270 mil bactérias e 3,8 mil bolores e leveduras

– Gavetas: 610 mil bactérias e 21 mil bolores e leveduras

– Borrachas de vedação: 420 mil bactérias e 1,6 mil bolores e leveduras

Entre os micro-organismos identificados pelas análises estão as bactérias E. coli, S. aureus, K. pneumoniae, Acinetobacter e os fungos Candida albicans e C. krusei.

De acordo com os dados, essas bactérias podem ter sido transportadas ao local por sacolas de supermercado colocadas dentro da geladeira como embalagens ou por meio de verduras e ovos.

As pesquisadoras sugerem que a higiene incorreta pode ocasionar desde micoses até infecções intestinais, urinárias, de garganta, febre e otite. Além disso, os micro-organismos podem acabar contaminando outros alimentos no local.

Como limpar a geladeira?

As autoras da pesquisa sugerem que a limpeza da geladeira seja feita com água e sabão ou detergente, redobrando a atenção para restos de alimentos que possam ficar grudados às paredes ou prateleiras.

Outra recomendação é usar água quente, pois os micro-organismos não resistem a altas temperaturas, e deixar secar bem as partes removíveis da geladeira antes de recolocá-las nas suas posições.

Caso note um odor forte vindo da geladeira, indica-se usar um pouco de bicarbonato de sódio diluído em água e vinagre diluído para fazer a limpeza.

A limpeza completa da geladeira deve ser realizada pelo menos uma vez por mês, indicam as investigadoras.



Fonte: Guia-me