Manteiga de amendoim caseira

Ingredientes

4 xícaras de amendoim – descascado, sem pele e torrado (esse é o único ingrediente necessário para fazer a manteiga, o resto é só extra)
1/2 xícara de açúcar refinado ou mel, agave, açúcar mascavo, açúcar orgânico
1 pitada de sal
1 xícara de amendoim – descascado, sem sal e tostado para processar até parecer uma farofinha a ser misturada na manteiga de amendoim

OBS: Você pode adicionar qualquer outra especiaria para saborizar a sua manteiga de amendoim, como noz moscada, canela, cravo, baunilha ou gengibre em pó. Se você não estiver utilizando açúcar, só o amendoim, fica muito bom se adicionar um pouco de curry para fazer um delicioso frango/camarão com leite de coco.

Modo de Preparo

Depois de tostar o amendoim por alguns minutos, processe até que vire um creme. Primeiro ele parece como uma areia e depois adquire a consistência de pasta. Depois se forma a manteiga ou creme. Se você estiver usando açúcar, sal ou outros temperos, pode adicioná-los no começo do processo, junto com o amendoim.

DICA: O amendoim precisa estar quente para liberar o óleo e se transformar em pasta. Se estiver frio fica 20 vezes mais difícil de alcançar esse estágio. Se o processador não for potente, ele pode quebrar por causa do calor. Levou aproximadamente uns 15 minutos para a minha manteiga de amendoim ficar pronta. Vai depender da sua máquina…

DURAÇÃO: 2 semanas num pote hermeticamente fechado.

Tempo de preparo: 15 minutos
Rendimento: 8 pessoas



Fonte: Guia-me