Christopher de Hamel é considerado o maior especialista em manuscritos antigos do mundo, precisamente os medievais. Autor de várias obras, entre elas o livro “Manuscritos Notáveis”, o pesquisador esteve no Brasil para alguns compromissos, entre eles uma cerimônia de casamento.

“Meu filho vai se casar com uma brasileira em Belo Horizonte.”, disse ele, segundo informações do jornal Folha de São Paulo, durante uma entrevista na casa da Companhia das Letras na Flip, evento que aconteceu no último dia 26.

Por sinal, entre os compromissos de Hamel estava justamente a sua participação na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), para falar acerca da sua mais recente obra, onde comenta por exemplo a “mais antiga representação da Virgem e o Menino na arte europeia”, feita por monges celtas no século 9º.

“Em consequência do que vou dizer agora, acho que terei revogada para sempre minha licença de visitar a Irlanda, mas a figura é abominável”, escreve o autor em “Manuscritos Notáveis”.

“A cabeça de Maria é grande demais para seu corpo, […] seus seios caídos são visíveis através à esquerda. O bebê é grotesco e detestável, com cabelos revoltos avermelhados que mais parecem alga.”, comenta Hamel.

Uma das obras abordadas por Hamel na Flip foi o Codex Amiatinus, do século 8º. Ele disse que essa é “a mais antiga Bíblia latina que sobreviveu”.

A obra pesa surpreendentes 40 kg, feita para durar centenas de anos, como de fato durou, já que os artesãos e copistas da época “achavam que o mundo ia durar para sempre e faziam coisas para serem eternas”, disse Hamel.



Fonte: Gospel Mais

Radios Online de todo Brasil totalmente grátis!

Musicas, Pregações 24 horas, Mensagens, Prêmios e Muito mais…
Rádios separadas por estado, idiomas e você ainda pode selecionar as suas favoritas.

Instale agora

QUE TAL APRENDER SE DIVERTINDO GRÁTIS ???

Copyright 2019 © Gospel Planet