No colo de Jesus – Pregações e Estudos Bíblicos

17


João 13.21-26


Introdução: Na última noite de Jesus com seus discípulos, o Mestre avisou que seria traído. Neste momento os discípulos ficaram curiosos, acenando entre si e perguntando quem seria. O clima era tenso e triste naquele momento. Uma dúvida pairava no ar.
Ao escrever o livro, João usa uma forma literária comum no seu tempo, onde o autor não falava de si mesmo diretamente, 1  mas se colocava como um personagem na história (João 21.24). Por isso João se apresenta como “aquele a quem Jesus amava” (João 13.23) ou “aquele discípulo” (João 13.25). Com certeza João sabia que Jesus amava outros discípulos como Judas, a quem o Mestre deu o pedaço de pão molhado (v.26), que representava uma homenagem para alguém muito amado, como se faz hoje nos aniversários ao entregar o primeiro pedaço do bolo para alguém especial.

 Neste texto se destaca a intimidade de João ao se reclinar aconchegando no peito de Jesus (v.23 e 25). A palavra original no grego é anakeimai (ἀνάκειμαι) que significa “inclinar, reclinar” ou “se abaixar sobre”. 2 Como discípulo, ele tinha essa liberdade com seu Mestre. Segundo historiadores João era o mais jovem dos discípulos, com cerca de 14 a 16 anos. Talvez por isso fosse tão amável com Jesus, como um filho com o pai.

Você já se sentiu no colo de Jesus?

Vamos aprender com a experiência de João ao se reclinar no peito de Jesus:

1- CALOR do Coração de
Jesus
:

2- RITMO do Coração de
Jesus
:

3- SOM do Coração de Jesus:

Se aconchegue no colo de Jesus!

CONCLUSÃO:





Fonte: Esboço Sermão