Conecte-se

Núcelo da Terra desacelera e pode afetar duração dos dias e clima do planeta

Se já não bastasse o Relógio do Juízo Final, outra informação revelada pelos cientistas pode aumentar ainda mais nossos temores (ou esperanças) acerca do fim do mundo. De acordo com um artigo publicada na Revista Nature, sismólogos da Universidade de Pequim constataram que o núcleo da Terra desacelerou nos últimos anos, chegando a ponto de igualar a sua velocidade com a do planeta.

O fenômeno pode influenciar na duração dos dias, no clima, no mar e nos campos gravitacionais e magnéticos do planeta. O núcleo vem sendo observado pelos cientistas Yi Yang e Xiaodong Song desde 1995.

– Nos últimos anos, os dias estão ficando mais curtos e pode ser que haja relação com essa mudança [na forma como o núcleo gira]. A alteração na rotação também pode modificar o campo gravitacional como um todo e causar deformações na superfície, o que alteraria também o nível do mar e, por sua vez, a temperatura global do planeta – detalhou Song.

Formado por uma parte interna feita de ferro sólido e por uma externa com ferro líquido e níquel, o núcleo terrestre está localizado a cerca de 5 mil quilômetros de profundidade da superfície do planeta. Os cientistas apontam que a duração de é de 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 0,9 décimos de segundo.

Rafael Ramos

Rafael Ramos

Deixe sua mensagem