Onde Jesus Foi Batizado? | Da Morte para a Vida!

Onde Jesus Foi Batizado?

Onde Jesus foi batizado? Qual é o local do batismo de Jesus? Haveria algum significado importante em conhecer este lugar? O local onde Jesus foi batizado se chama Betabara, nas águas do rio Jordão.

Estas coisas aconteceram em Betabara, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando.
No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
João 1:28,29

Os Evangelhos contém relatos muito similares, concordando entre si, que João realizava o batismo nas águas, no rio Jordão, na região de Betabara, parte do deserto da Judeia.

É interessante que o Apóstolo João tenha descrito, no capítulo 1, no verso 28, o local onde Jesus foi batizado, como sendo Betabara, pois em Hebraico, esse nome é בית עברה beit abarah, que significa “local da travessia“.

Ou seja, foi nesse ponto do Jordão que os Hebreus, vindos do Egito, atravessaram o Jordão, sob a liderança de Josué. As águas do rio pararam de correr diante da arca da aliança, e o povo entrou na terra prometida pela primeira vez, passando ao combate em Jericó (cidade das muralhas, e de Bartimeu e Zaqueu).

É muito significante que o batismo de Jesus e a Sua primeira aparição pública como Messias, tenha sido feita no primeiro lugar que o povo de Deus pisou na terra de Israel. É um chamado simbólico ao recomeço.

O local onde Jesus foi batizado

O local onde Jesus foi batizado tem um significado que remete ao estado de transição e de mudança, isto é, significa conversão. As margens do Jordão foram um local de transição, mudança e conversão para o povo de Israel, que “atravessava” o rio, para estabelecer a sua “nova casa/nova vida”.

Jesus estava fazendo a transição, a passagem, a travessia para a Nova Aliança do Seu sangue!

A cidade de Jericó, que está praticamente “colada” ao lugar onde Jesus foi batizado, tem em sua história diversos personagens bíblicos que fizeram a “travessia/conversão“. Entre eles podemos citar Raabe, Naamã, e como citamos anteriormente, Zaqueu e Bartimeu.

Jesus, em sua missão de salvar a humanidade, se submeteu ao batismo no mesmo lugar em que seus antepassados entraram na terra prometida. É um fato que simboliza a passagem da morte para a vida.

Fonte: Brasil Gospel Club