Conecte-se

Os pastores cheios do Espírito responderão ao chamado de Deus para pregar a santidade novamente?

Os pastores cheios do Espírito responderão ao chamado de Deus para pregar a santidade novamente?

Anos atrás, pastores costumavam pregar muitos sermões sobre santidade. Mas os tempos e as atitudes mudaram desde então, e muitas vezes não ouvimos mais pessoas falando sobre santidade. Infelizmente, isso inclui a grande maioria das igrejas cristãs. No entanto, o historiador cristão David Barton diz que poderíamos ganhar esta nação de volta se a igreja simplesmente revivesse sua paixão pela santidade e pelo discipulado mais uma vez. Se não o fizermos, os resultados podem ser desastrosos.

 

Em uma entrevista recente com Barton, ele disse que muitos pastores estão ignorando os ensinamentos bíblicos cruciais sobre santidade e discipulado – e isso está afetando todo o corpo de Cristo na América e em outros países.

Ele me disse que seu filho freqüentou uma universidade pentecostal. Durante a eleição de 2016, seu filho perguntou a seus colegas de classe – que aderiram à teologia conservadora – se eles pregavam sobre casamento, vida ou aborto. Eles disseram: “Absolutamente não. Isso não deve ser coberto na igreja“.

Isto, Barton, disse, é onde muitos pregadores pentecostais e carismáticos são hoje – e até mesmo pastores conservadores em geral. Muitos sabem o que é verdade, mas não estão pregando sobre isso.

Não temos mais o temor de Deus”, diz Barton. “Não há nenhum senso de ter que prestar contas a Deus pelo nosso comportamento ou nossas crenças e nossos pensamentos – todas as coisas que devemos ensinar. Então agora nos tornamos um tipo de igreja amigável ao usuário.”

Infelizmente, não são apenas os cristãos em geral que são os culpados. Grande parte do problema, Barton explica, está nas prioridades dos pastores para suas igrejas.

Perguntamos a [pastores teologicamente conservadores], ‘Como você sabe se a sua igreja é bem sucedida ou não?’” Barton conta que. “As cinco melhores respostas que obtivemos desses pastores evangélicos … sobre como medimos se nossas igrejas são bem-sucedidas são o tamanho, as ofertas, o número de pessoas que freqüentam a igreja, o número de reuniões de equipe, o número de programas que você oferta e a metragem quadrada que temos.

Nenhuma dessas respostas é baseada nas Escrituras, diz Barton. E essa é uma grande bandeira vermelha indicando onde a igreja americana está hoje.

Se a sua questão número 1 é a oferta, então você não vai dizer nada que coloque em risco as ofertas, o que significa que você não vai dizer muitas coisas“, diz Barton. “E você não vai fazer nada para prejudicar a assistência. E é por isso que eles não vão falar sobre essas coisas. Crescendo nesse contexto que costumava ser chamado de Santidade, e não estamos mais descobrindo a santidade ensinada. Nós Não estamos encontrando pessoas que enfrentam o estilo de vida dizendo que isso é moralmente correto ou moralmente errado “.

Mas o que fez com que a igreja – e especialmente os pastores – chegasse a esse lugar de pregação sensível ao candidato? Barton tem uma resposta convincente.

Aqui é onde eu acho que realmente sentimos falta – e acho que os pentecostais e carismáticos têm sido especialmente parte disso – somos orientados para a cruzada e para o avivamento“, diz ele. “Nós temos pessoas indo para a África e você tem que ter cruzadas – 10.000 pessoas ou 100.000 pessoas ou qualquer outra coisa. … Agora, é tudo sobre conversos e levar as pessoas a dizer a oração do pecador.”

É claro que Jesus teve seus momentos de pregação para milhares de pessoas. Mas Barton ressalta que não foram as grandes multidões que mudaram a palavra. Foi o punhado de discípulos que Ele derramou em uma base regular.

“É aí que falhamos…”, diz Barton. “Estamos medindo as coisas erradas, e estamos usando o comportamento errado … Nenhuma igreja hoje está sendo acusada de ensinar coisas difíceis e afastar as pessoas com discípulos que ficam para trás para aprender mais. Inclusive no  mundo pentecostal, não há mais ensinamentos de santidade.”

Se a igreja  se recusa a se concentrar mais uma vez no discipulado e na santidade, o cristianismo pode enfrentar uma crise mundial, diz Barton. Afinal, nos últimos 300 anos, 85% de todos os recursos evangelísticos vieram dos EUA. Por causa disso, 32% do mundo hoje professa ser cristão. (Em comparação, 21% são muçulmanos, 14% são hindus e 7% são budistas).

Esse é um grande número, Barton diz, mas a única maneira de aumentar genuinamente a porcentagem de cristãos no mundo é se cada crente decide que vai alcançar apenas uma pessoa este ano – ministrar o evangelho a eles e então ensiná-los a seguir a Jesus. Se todo cristão fizesse isso, então, no ano que vem, os cristãos representariam 64% da população global.

Se voltássemos ao foco local de ‘eu vou cuidar da minha cidade – se os cristãos fizessem isso em todos os Estados Unidos, teríamos a América de volta em um piscar de olhos“, diz Barton.

Espero que todo cristão que ler este artigo leve as palavras de Barton ao coração hoje. E espero que eles dêem um passo adiante e compartilhem essa mensagem com seus próprios pastores e amigos íntimos. A igreja carismática e pentecostal precisa reviver nossa paixão pela santidade por amor a Cristo. As apostas são altas demais para ficar como estamos.

por: Stephen Strang

traduzido e adaptado por: Pb. Thiago Dearo

Participe de nosso grupo no WhatsApp e receba nossas novidades.

Assine nossa Revista Online Gratuitamente: 

Nenhum spam garantido

Fonte: Portal Padom

Deixe sua mensagem