Conecte-se

OS SETE BENEFÍCIOS DA INTERCESSÃO

A atividade da intercessão tem muitos benefícios além de uma liberação maior do poder de Deus aos outros. A intercessão nos leva à intimidade, transforma os nossos corações, unifica-nos numa comunidade, renova a nossa fé, multiplica bênçãos de volta para nós e nos dá uma herança nas pessoas e nos lugares pelos quais oramos.

Benefício da Intercessão 01: Aprofunda a intimidade e estimula a transformação

A intercessão nos ajuda a crescermos na intimidade com Deus e transforma  os nossos corações, fazendo com que internalizemos a Palavra de Deus à medida que a oramos de volta a Ele. Devido ao fato de que as palavras de Jesus são espírito e vida 00 6.63), elas têm o poder de transmitir vida a nós à medida que as declaramos.

As palavras que Eu [Jesus] vos tenho dito são Espírito e são vida. — JOÃO 6.63

Todas as vezes que dizemos o que Deus diz, isso “marca” os nossos corações e nos transforma em pequena medida, porque recebemos uma pequena transferência da sua vida. Isso progressivamente renova as nossas mentes e sensibiliza os nossos corações.

Imagine um programador de computação que escreve muitas linhas de códigos enquanto desenvolve um programa de computação. Espiritualmente, estamos fazendo algo semelhante a isso. “Escrevemos uma linha de códigos” em nossos corações todas as vezes que declaramos a Palavra de Deus de volta a Ele em oração. Tudo o que dizemos de acordo com Deus é como um “código” que está sendo escrito em nossos corações. Isso marca os nossos corações, muito embora não consigamos medir com precisão a mudança em semanas ou meses. Com o passar dos anos, a mudança dentro de nós será profunda.

As nossas orações pelos outros afetam os nossos próprios corações mais do que detectamos. Talvez não sintamos nada ao orarmos por uma nação que seja remota e longínqua. No entanto, há um impacto acumulado em nossa vida que frequentemente passa despercebido.

O fato de estarmos envolvidos em oração por reavivamento e justiça muda muitas coisas em nós que frequentemente não nos damos conta e não conseguimos medir facilmente. Pense nisto por um momento: simplesmente não sabemos onde estaríamos hoje se houvéssemos negligenciado a oração com o passar dos anos, Onde estaríamos em nossa maneira de pensar? Que emoções negativas poderíamos ter desenvolvido se houvéssemos vivido num vácuo espiritual de falta de oração? Qual poderia ser a diferença em nossos amigos e em nossas conversas se não houvéssemos persistido com veemência na oração por reavivamento e pelos outros?

Não é possível saber que males temos evitado em nossa vida interior simplesmente como resultado de uma constante intercessão pelos outros. O oposto e igualmente verdadeiro: se a oração não tem sido uma parte habitual de nossas vidas, então algumas das dificuldades e emoções negativas que experimentamos podem muito bem ser atribuídas à falta de um relacionamento crescente com Deus pela oração. Eu estimulo os que são iniciantes na oração ou os que não têm sido constantes na oração a começarem hoje — dê pequenos passos em sua caminhada de crescer em oração e observe o que Deus fará em sua vida.

Benefício da Intercessão 02: Aumenta o entendimento

A intercessão libera revelações espirituais (Ef 1.17). Enquanto Daniel orava com persistência, Gabriel o visitou e lhe deu capacidade para entender coisas espirituais.

Falava eu ainda em oração e súplicas… colocando minhas petições diante de Yahweh… enquanto eu ainda falava com Deus em oração, Gabriel, o homem… me orientou, dizendo: “Daniel, eis que vim para transmitir-lhe percepção, sabedoria e conhecimento! Assim que iniciaste as tuas orações e o teu clamor, houve uma resposta e a ordem para que eu a viesse entregá-la a ti pessoalmente, pois tu és muito amado. Portanto, agora, presta atenção na Palavra que te declaro afim de que possas compreender a visão que tiveste”… — DANIEL 9.20-23

Paulo orava para que os santos crescessem no entendimento.

Para que… o Pai da glória, vos dê o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele… para que os olhos do vosso coração sejam iluminados, para que saibais… — EFÉSIOS 1.17,18

Benefício da Intercessão 03: Libera o poder de Deus 

A intercessão libera o poder e a justiça de Deus à medida que muda a atmosfera espiritual das cidades (Lucas 18.8). Quando Daniel orava, as atividades angelicais aumentavam e as atividades demoníacas eram obstruídas no mundo espiritual (Dn 10.12, 13). Há uma lei irrefutável que observamos na história: o reavivamento é liberado numa medida muito maior quando oração dia e noite é oferecida.

Contudo, essa espécie só se expele por meio de oração e jejum. — MATEUS 17.21

Daniel… vim em resposta ao teu clamor. Mas o príncipe [demoníaco] do reino da Pérsia me resistiu durante vinte e um dias… Miguel [arcanjo]… veio me ajudar… — DANIEL 10.12,13

Benefício da Intercessão 04: Une-nos numa comunidade ao expressar amor

A intercessão também une os nossos corações às pessoas e aos lugares pelos quais oramos. Cresceremos em nosso amor pelas pessoas e pelas coisas pelas quais oramos. Além disso, amaremos as pessoas com quem frequentemente oramos. É impossível orarmos por ou com alguém habitualmente sem, mais cedo ou mais tarde, sentirmos amor por essa pessoa. Como João Calvino escreveu, “interceder pelos homens é a maneira mais poderosa e prática de expressar o nosso amor por eles”. 3 A intercessão une as pessoas e é uma expressão prática de as amarmos, pois libera libertação aos necessitados e une o nosso coração às pessoas e aos lugares pelos quais oramos.

O que se passou comigo resultará em libertação para mim, graças às vossas súplicas. — FILIPENSES 1.19

Contando também com a ajuda das vossas orações por nós… – 2 CORÍNTIOS 1.11

 

Benefício da Intercessão 05: Renova a nossa fé

A intercessão renova a nossa fé à medida que declaramos a Palavra de Deus de volta a Ele em oração. Fazer orações bíblicas edifica a nossa fé para o reavivamento. O próprio ato de orarmos a Palavra resulta no fortalecimento da nossa fé para as promessas pelas quais oramos. Você descobrirá que a sua fé ficará cada vez mais forte à medida que desenvolver a prática de declarar a Palavra de volta ao Pai na intercessão.

Benefício da Intercessão 06: Multiplica as bençãos

A intercessão pelos outros multiplica bênçãos de volta sobre a vida e a família do intercessor. Toda oração de bênção por outra pessoa é uma oração que Deus devolve a você e aos seus entes queridos. Jesus prometeu:

Dai sempre, e recebereis sobre o vosso colo uma boa medida, calcada… Portanto, a medida que usares para medir o teu próximo, essa mesma será usada para vos medir. — LUCAS 6.38

A lei do Reino exige que sempre recebamos mais do que distribuímos. A medida que damos em oração pelos outros será usada de volta a nós. Essa é uma das minhas promessas favoritas sobre a oração. Não importa por quem oramos. Até mesmo quando oramos pelos nossos inimigos, como Jesus nos ordenou a fazermos, acabamos sendo abençoados pelas orações que fazemos por eles.

Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem. — MATEUS 5.44

Quando oramos pelos nossos inimigos, somos forçados a lidar com as nossas próprias más atitudes e a endireitar o nosso espírito. Mas também nos tornamos os recipientes das nossas orações. Por exemplo, quando oramos pela liberação do espírito de sabedoria sobre os nossos inimigos, recebemos sabedoria também.

O princípio de bênçãos multiplicadas aplica-se a tudo o que fazemos na vontade de Deus, quer estejamos oferecendo orações, dando dinheiro ou misericórdia ou servindo as pessoas de maneira simples. O Senhor multiplica as bênçãos de volta a nós cem vezes mais. Jesus garantiu aos discípulos: Com toda a certeza vos asseguro que ninguém há que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou bens, por causa de mim e do Evangelho, que não receba, já no presente, cem vezes mais…mas no mundo futuro, a vida eterna (Mc 10,29,30).

Nunca, jamais, “daremos mais” a Deus do que Ele nos dá. Toda oração que fazemos inspirada pelo Espírito será “devolvida” a nós e aos nossos entes queridos. Por exemplo, se você orar pela Igreja do Egito, as suas orações liberarão as bênçãos de Deus sobre os cristãos de lá, e o conteúdo das orações também será liberado sobre você e a sua família nesta vida e na era vindoura.

Obviamente, não merecemos bênçãos multiplicadas pelo fato de intercedermos. Mas Deus é exaltado quando Ele mostra a sua extravagante generosidade, dando ao seu povo um retorno cem vezes maior. Ele possui riquezas infinitas. Assim sendo, elas nunca diminuem quando Ele manifesta uma grande generosidade.

Benefício da Intercessão 07: Dá-nos uma herança  

O Pai disse a Jesus para orar pela liberação da sua plena herança nas nações•. Pede [em oração], e Eu te darei as nações como herança (SI 2.8). Parte do ministério de intercessão de Jesus inclui as orações que Ele inspira nos santos sob a sua liderança em toda esta era. Essas orações inspiradas pelo Espírito contribuem para a herança de Jesus nas nações. Exatamente como reinamos parcialmente com Jesus sobre as nações nesta era e na era vindoura em plenitude (Ap 3.21; 5.10; 20.4-6), assim também nos unimos a Jesus na intercessão pelas nações nesta era e na era vindoura.

A intercessão nos dá uma “herança” nas pessoas e nos lugares pelos quais oramos. Temos um investimento espiritual com a sensação de sermos os donos, como também uma bênção eterna e alegria em todas as pessoas e lugares pelos quais habitualmente oramos e servimos.

Todavia, quando nosso Senhor Jesus retornar, quem será a nossa esperança, alegria ou coroa de glória diante dele? Ora, não sois vós? Com toda a certeza, vós sois a nossa glória e a nossa grande alegria! — 1 TESSALONICENSES 2.19,20

Essa herança começa nesta era e continua na era vindoura. Quando oramos pelo Egito, Japão, Irã ou outra nação, as nossas orações liberam bênçãos sobre essas nações. Liberam bênçãos sobre nós e nossas famílias também, e recebemos uma herança em relação ao que acontece nesses países, nesta era e na era vindoura. A nossa herança na intercessão tem um impacto a longo prazo. As nossas Orações por pessoas e cidades têm um impacto tanto agora como na era vindoura. orações dos santos da história são armazenadas numa taça perto do trono de Deus e têm um impacto no final dos tempos (Apocalipse 5,8; 8,1-6).

Trecho extraído do livro CRESCENDO EM ORAÇÃO do Mike Bickle.
Mike Bickle é o diretor da International House of Prayer of Kansas City, uma organização baseada em oração
24 por dia 7 dias da semana. A sala de oração do IHOP permanece em oração desde 1999 de forma ininterrupta.



Fonte: Orvalho.com

Administrador

Administrador

Deixe sua mensagem