Quem foi Abimeleque? Estudo e pregação sobre Abimeleque na Bíblia

158

Abimeleque não se tratava necessariamente de um nome de uma pessoa, também poderia ser dado como referencia a um titulo real atribuído a uma pessoa. Temos pelo menos quatro citações na Bíblia. Veremos neste estudo as citações bíblicas sobre Abimeleque.

Abimeleque na história de Abraão

O capitulo 20 de Gênesis nos mostra a historia de Abraão e Sara, sua esposa. A Bíblia nos conta que Abraão e Sara estavam peregrinando entre as regiões do Neguebe, Cades e Sur, e depois passaram algum tempo em Gerar.

Por onde eles passavam Abraão dizia a todos que Sara, era sua irmã, não sua esposa. Durante a passagem deles por Gerar, o rei Abimeleque mandou buscar Sara e a tomou como sua mulher. Porém Deus não se agradou da atitude do rei, e em um sonho falou com ele, dizendo: “Eis que morto serás por causa da mulher que tomaste; porque ela tem marido”.

Abimeleque ainda não tinha tocado em Sara, então ele falou para Deus: “Senhor, matarás também uma nação justa? Ele mesmo não havia me falado que ela era irmã e ele confirmou é meu irmão?”. Deus ordenou que Abimeleque restituísse a mulher a Abraão para que sua vida fosse poupada.

Então Deus respondeu a ele: “Bem sei que na sinceridade do seu coração fizeste isso; e também eu tenho impedido de pecar contra mim; por isso não te permiti toca-la”.

Abimeleque mandou chamar Abraão e disse-lhe: “Que nos fizeste? E em que pequei contra ti, para trazeres tamanho pecado? Tu me fizeste aquilo que não deverias”.

Abraão respondeu a Abimeleque dizendo que temia por suas vidas, pois os homens daquelas terras não pareciam ter temor a Deus, e certamente o matariam por sua mulher Sara. Porem ele confirmou para o rei que de fato Sara era de verdade sua irmã de mesmo pai, mas não de mesma mãe.

Abimeleque devolveu Sara para Abraão, juntamente com algumas ovelhas, vacas, servos e servas, e disse a Sara: “Estou entregando a teu irmão mil peças de prata com o propósito de reparar a ofensa que lhe causei diante de todos os seus, desse modo, todos saberão que tu és inocente!”.

Abraão orou a Deus e Deus curou as mulher e servas da casa de Abimeleque, de maneira que tiveram filhos. Porque o Senhor tinha fechado totalmente as madres da casa de Abimeleque, por causa de Sara.

Abimeleque na história de Isaque

No livro de Gênesis, capitulo 26, encontramos outra citação de Abimeleque. Essa passagem bíblica nos conta que Isaque, filho de Abraão, foi até Abimeleque, rei de dos filisteus na terra de Gerar, pois havia grande fome sobre a terra.

Isaque era casado com Rebeca, e passou a viver na terra de Gerar, mas assim como seu pai Abraão, ele mentia quanto ao parentesco com Rebeca. Quando os homens da cidade perguntavam sobre Rebeca, ele dizia que ela era sua irmã. Assim como seu pai, ele temia em revelar que Rebeca era sua esposa. Ele pensava que se dissesse quem ela era, os homens daquele lugar poderiam matá-lo para tomar Rebeca como mulher, pois ela era muito bonita.

Porém, Abimeleque percebeu que Isaque acariciava Rebeca, de forma que eles não poderiam ser irmãos. Então o rei questionou Isaque, pois percebeu sua mentira. Abimeleque advertiu Isaque dizendo que qualquer homem poderia ter se deitado com ela por conta disso. Abimeleque então decidiu advertir também o povo quanto a isso, dizendo: “Qualquer que tocar neste homem ou em sua mulher, certamente morrerá” (Gênesis 26:11).

Isaque então se tornou um homem de muitas posses, poderoso na região. Mas o rei Abimeleque se incomodou com o fato de Isaque se destacar entre o povo. Então Abimeleque pediu para que ele e sua família se retirassem daquelas terras. Tempos depois o rei e Isaque fizeram uma aliança.

Abimeleque na história de Gideão

No Antigo Testamento, no livro de Juízes, vemos uma nova citação de um Abimeleque, filho de Gideão. Gideão teve varias mulheres e concubinas. Uma dessas concubinas que morava em Siquém lhe deu um filho que ele deu o nome de Abimeleque.

Leia também: estudo sobre Gideão.

Entretanto, esse Abimeleque não foi uma pessoa boa, ele era perverso e de coração mal. No decorrer de sua vida ele se tornou um assassino.

Após a morte de seu pai, Abimeleque tramou a morte de seus irmãos. Ele contratou alguns mercenários para executar o plano de matar seus irmãos. Esses mercenários mais tarde se tornaram seguidores de Abimeleque. Ele matou a todos os seus irmãos, mas deixou vivo apenas seu irmão caçula, Jotão.

Após matar seus irmãos, Abimeleque se tornou um tipo de rei sobre Israel, por um período de três anos. Mas após esse período, Deus permitiu que houvesse discórdia entre o povo e o rei, isso aconteceu para que o crime cometido fosse vingado, devido ao injusto derramamento de sangue inocente. A culpa caiu também sobre aqueles da cidade de Siquém que ajudaram Abimeleque.

Após esse castigo, a cidade de Siquém foi devastada por Abimeleque. Ele invadiu a cidade próxima, Tebes, e tentou atacar com fogo uma torre onde alguns moradores da cidade de Siquém se refugiavam. Mas antes que ele pudesse atacara a torre, uma mulher atirou sobre ele uma pedra que caiu em sua cabeça e rachou o seu crânio.

Nesse momento ele chamou seus homens e ordenou que eles o matassem para que não viesse a conhecimento do povo a humilhação de ter sido atacado por uma mulher. Então seus homens obedeceram e mataram Abimeleque.

Abimeleque em outras citações bíblicas

A Bíblia faz menção sobre outro Abimeleque citado em 1 Crônicas 18:16. Porém esse nome pode ter sido traduzido de forma errada, e o nome correto seria Aimeleque.

Veja também:

Fonte: Esboço de Pregação