Um Lugar Chamado Getsêmani | Esboços de Sermões

50

Um Lugar Chamado Getsêmani

Texto: Mateus 26:36-46

Introdução: O Getsêmani está localizado nos arredores de Jerusalém, em frente a um pequeno riacho chamado Cédron. Nesta época específica do ano, o riacho de Cédron era um rio muito cheio. Havia um canal que era usado para fluir todo o excesso e todas as coisas que haviam sido oferecidas no templo até o riacho de Cédron. Então, todo o sangue dos animais sacrificados era derramado naquele canal e descia no riacho de Cédron. Esta noite, quando Jesus e Seus discípulos atravessaram o riacho, estava vermelho como sangue.

Você acha que o Senhor Jesus, ao olhar para aquele riacho vermelho-sangue, percebeu que em poucas horas Seu sangue estaria sendo derramado de Seu corpo ao se entregar como sacrifício pelos nossos pecados? O que quer que seja, o Senhor Jesus atravessa o riacho e entra em um jardim conhecido como Getsêmani. Getsêmani significa prensa de óleo.

Deve ter sido um lugar com uma parede, com oliveiras e no centro um lagar de azeite. Era ali que as azeitonas seriam esmagadas para que o óleo pudesse ser extraído.

Então, o Senhor Jesus Cristo, o grande Filho de Deus, o Salvador do mundo logo seria esmagado como uma azeitona em uma prensa. O óleo da salvação começaria a fluir. Não há provavelmente cena mais sagrada do que essa no Getsêmani. Nós temos o primeiro vislumbre aqui de quanto Jesus sofreu para ser nosso Salvador. Nós estamos, realmente em solo sagrado. É meia-noite no jardim, o Salvador ora sozinho. Há muitas lições que podemos aprender com este jardim da experiência no Getsêmani.

Aprendemos a essência da oração e o que significa quando você realmente ora. Aprendemos qual é o ápice de toda oração neste jardim do Getsêmani. Nós aprendemos lições aqui sobre o sofrimento.

Aprendemos muitas lições observando os contrastes entre Jesus e os discípulos que são cruciais para entender o que significa negar a nós mesmos e seguir Jesus Cristo.

I. Getsêmani Foi um Lugar Para Jesus Receber Força Para o Que Estava à Frente.

A. O desejo de Jesus de suportar a prova final levou-o à oração.
B. O desejo dos discípulos de satisfazer as necessidades da carne, levou-os a dormir.

II. O Getsêmani Foi um Lugar Para Jesus Reafirmar Seu Compromisso à Vontade do Pai.

A. Fazer a vontade do Pai levou Jesus a completa autonegação.
B. A falta de foco dos discípulos na vontade de Deus levou-os a buscar seus próprios desejos.

Conclusão

O Getsêmani nos ensina que o acesso ao reino de Deus é somente através da negação da própria vontade e pela afirmação da vontade de Deus.

Portanto, a cruz deve estar no centro de uma compreensão do reino. Uma vez que a essência do reino é a nossa obediência à vontade absoluta de Deus, entendemos isso somente quando levamos nossa vontade ao pé da cruz. Nenhuma vontade própria pode viver sem ser desafiada no reino de Deus.



Fonte: Esboço de Sermões