[ad_1]
As autoridades do Vaticano estão expressando uma abertura para permitir que homens mais velhos e casados ??se tornem padres em áreas remotas como a Amazônia na América do Sul, de acordo com um novo documento da Igreja.
Um documento de trabalho foi preparado antes da Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica, prevista para outubro.
Apresentado à mídia na segunda-feira, o documento, também chamado de “Instrumentum Laboris”, pediu ao Sínodo que considerasse permitir que homens casados ??e de bom status se tornassem padres.
“Afirmando que o celibato é um presente para a Igreja, o documento afirma que, para as áreas mais remotas da região, a possibilidade de ordenação sacerdotal seja estudada para homens casados ??e com famílias”, relatou o Vatican News, publicação oficial de notícias da Igreja.
“A cláusula, que visa garantir os sacramentos que acompanham e sustentam a vida cristã, especifica que esses homens devem ser preferencialmente indígenas, que são respeitados e aceitos por sua comunidade”.
O Vaticano observou que a consideração de permitir a ordenação de homens casados ??foi em resposta à falta de padres na região.
O documento também analisou questões sobre os parâmetros para as mulheres estarem no “ministério oficial”, observando o “papel central que as mulheres desempenham hoje na Igreja na Amazônia”.
“É exigido que o papel das mulheres seja reconhecido, a partir de seus carismas e talentos. Eles pedem para se reapropriar do espaço dado às mulheres por Jesus, onde todos podemos nos encontrar”, continuou o Vaticano News.
“Há também uma proposta para garantir sua liderança, bem como espaços mais amplos e relevantes no campo da formação: teologia, catequese, liturgia e escolas de fé e política.”
Em outubro de 2017, o Papa Francisco, primeiro pontífice da América Latina, anunciou que haveria um encontro sinodal centrado na região amazônica.
“A presença da Igreja na Bacia Amazônica não é de alguém com malas prontas para sair depois de ter explorado tudo o que é possível”, disse Francisco na época, conforme relatado pelo Crux .
“A Igreja está presente na Bacia Amazônica desde o início, em seus missionários, congregações religiosas, sacerdotes, leigos e bispos, e ela ainda está presente e crítica para o futuro da região.”
Francisco também expressou uma abertura para permitir que homens casados ??de boa reputação moral, também chamados de “viri probati”, se tornassem padres.
“Devemos considerar se viri probati é uma possibilidade. Então devemos determinar quais tarefas eles podem executar, por exemplo, em comunidades remotas”, explicou o papa em 2017 em uma entrevista a um jornal alemão, conforme relatado pelo The Telegraph .
Enquanto a Igreja Católica Romana exige o celibato para seus sacerdotes, em raras circunstâncias, uma isenção é dada.
Por exemplo, o clero da Igreja Episcopal que é casado pode ser ordenado na Igreja Católica e permanecer casado. Existem aproximadamente 120 desses padres nos Estados Unidos, relatou o Los Angeles Times em 2017.
Participe de nosso grupo no WhatsApp e receba nossas novidades.
Assine nossa Revista Online Gratuitamente:
Nenhum spam garantido
[ad_2]