A escritora cristã Melissa Kruger, autora do livro Identity Theft: Reclaiming the Truth of Our Identity in Christ (“Roubo de Identidade: Reivindicando a verdade sobre nossa identidade em Cristo”, em tradução livre), pontuou em sua obra algumas inverdades que são perpetuadas e terminam por influenciar as pessoas a se afastarem da igreja enquanto comunidade.

O portal norte-americano Christianity Today publicou um artigo com um trecho adaptado do livro listando quatro argumentos comumente usados para justificar o afastamento da vida em comunidade. Confira na íntegra:

Depois que o furacão Katrina passou pelo meu estado em 2005, fui escolhida para ser um indivíduo de pesquisa para um estudo realizado pela Harvard Medical School. Em intervalos regulares após a tempestade, os pesquisadores ligavam para me fazer um conjunto de perguntas sobre minha saúde mental e emocional, bem como sobre meu sistema de apoio social. Cada vez, a pessoa que ligava perguntava: “Quantas pessoas da sua comunidade você ficaria à vontade para pedir uma xícara de açúcar?”, eu respondia: “Vamos ver, cerca de 100?”. Essa pergunta sempre foi seguida por: “Quantas pessoas na sua comunidade você ficaria à vontade para compartilhar seus pensamentos e sentimentos?”, e eu respondia: “O mesmo”.

Minha resposta a essas duas perguntas é uma pista importante para minha identidade. A razão pela qual tenho uma coleção tão grande de amigos acessíveis para empréstimos de açúcar é porque pertenço a uma igreja local. A verdade é que nunca, em tempestade ou sol, estive sozinha no mundo, e nenhum cristão jamais esteve, pelo menos não no sentido mais profundo. Nossas identidades dependem da verdade preciosa de que pertencer a Cristo significa que também pertencemos a todos os que pertencem a ele. Em Cristo, não somos simplesmente indivíduos; nos unimos ao que Pedro chama de “raça escolhida, um sacerdócio real, uma nação santa” (1Pe 2: 9).

Em nossa cultura individualista, dizer que minha identidade está necessariamente conectada às pessoas da minha igreja é pouco popular. Nossos amigos e vizinhos incrédulos frequentemente rejeitam o significado de pertencer a uma igreja local e a minimizam como uma “escolha pessoal”. Embora aqueles que professam a fé possam se distanciar dessa perspectiva secular e pós-moderna, também nos encontramos às vezes vulneráveis. a quatro inverdades generalizadas

Meu relacionamento com Deus é estritamente pessoal.

Como a maioria das inverdades sedutoras, esta tem um núcleo de verdade nela. Cada um de nós deve se arrepender dos pecados e confiar em Cristo (Marcos 1:15). Cada um de nós deve estudar a Palavra de Deus e orar em particular (Sl 119: 11; Mt 6: 6), e cada um deve se regozijar no precioso fato de que seu nome está escrito no céu (Lucas 10:20). Sim, nosso relacionamento com Deus é pessoal. Mas perdemos nossa identidade quando acreditamos que nosso relacionamento com Deus é apenas pessoal.

O sociólogo Christian Smith estudou a vida religiosa dos jovens adultos americanos e descobriu que muitos deles pensam que “cada indivíduo é singularmente distinto de todos os outros e merece uma fé que se encaixe em seu eu singular. . . [e] essa religião não precisa ser praticada em e por uma comunidade”. Para esses pessoas das gerações Y e Z e muitos outros, a fé é estritamente pessoal, e qualquer tipo de “religião organizada” é contrária à experiência espiritual autêntica.

Outros de nós somos vítimas da ideia de que nos sentimos mais próximos de Deus quando estamos sozinhos na praia ou fazendo caminhadas na floresta do que na igreja. Embora possamos certamente sentir sua presença em outros lugares, sempre que acreditamos que nossa condição espiritual é qualitativamente melhor – mais real, mais frutífera, mais profunda – além da igreja, perdemos nossa verdadeira identidade.

Minha personalidade não é adequada para a igreja.

Você não precisa gastar muito tempo nas redes sociais antes que alguém o convide para fazer um teste de personalidade. Essas avaliações – sejam ferramentas científicas bem conceituadas ou testes bobos baseados em personagens de filmes – têm a intenção de revelar as verdades sobre quem você realmente é. Por exemplo, um indicador de personalidade pode dizer que você é extrovertido (alguém que prospera na companhia de outros) ou introvertido (alguém que trabalha melhor sozinho).

Mas se a sua personalidade tende a ser introvertida ou extrovertida, sensorial ou intuitiva, somente Deus pode autoritariamente declarar quem você é, e sabemos pelas Escrituras que ele considera a comunidade – especialmente a comunidade da igreja – a chave para a identidade humana. Somos chamados ao corpo, não porque, obviamente, nos convém ou sirva às nossas necessidades idiossincráticas, mas porque, como povo de Deus vivendo em comunidade, estamos equipados para participar dos propósitos de seu reino.

Eu já faço parte de uma comunidade de pessoas com quem tenho muito em comum.

Na era do secularismo crescente, há muitas comunidades que podem servir como substitutos da igreja. Temos comunidades on-line: grupos do Facebook para mulheres trabalhadoras e fóruns de discussão para mães com necessidades especiais. Temos comunidades no trabalho e na escola: pessoas com quem praticamos esporte, almoçamos ou escrevemos poesia. Nós até pertencemos a comunidades com propósitos espirituais: estudos bíblicos, grupos de prestação de contas e grupos de apoio para mulheres no ministério.

Nessas comunidades, podemos ser encorajados e ajudados por outras pessoas que compartilham nossos mesmos interesses e circunstâncias. Mas temos problemas se acreditarmos que nossos relacionamentos mais importantes são com as pessoas que selecionamos para nós mesmos. Ao contrário de nossas comunidades auto-escolhidas, a igreja local é uma comunidade de pessoas que Deus escolheu para nós – para sua glória e nosso bem. Essas outras comunidades podem ser naturalmente confortáveis ​​e até propositais, mas não estão onde está nossa identidade final.

Estou me concentrando na minha família.

Cada um de nós tem outra comunidade – além da igreja – que claramente nos é dada por Deus: nossa família biológica. Quer sua família seja composta por pais, irmãos, marido ou filhos, você tem certas pessoas cujas vidas estão permanentemente ligadas à sua. É bom fazer parte de uma família natural e cuidar diligentemente deles como Deus ordenou, mas mesmo esses importantes papéis não eclipsam nossa identidade na eterna família de Deus.

Se alguma vez você disser para si mesmo: “Eu sou a mãe de três filhos pequenos. Eu voltarei à igreja daqui a alguns anos”, você está perdendo. Como cristãos, somos filhos de Deus (Gálatas 4: 6), mães e irmãs e irmãos e pais para os membros da nossa igreja local e parte da amada noiva de Cristo (Ap 21: 9). Mais do que qualquer outra coisa, sua família biológica precisa da família de Deus.

As Escrituras testificam o fato de que cada um de nós é um membro dessa família eterna. O glorioso propósito da encarnação, obediência, morte e ressurreição de Cristo era para que ele pudesse “apresentar [a igreja] a si mesmo como uma igreja radiante, sem mácula ou ruga ou qualquer outro defeito, mas santo e inculpável” (Ef. 5: 27). Em outras palavras, Cristo veio para nos tornar parte de sua igreja.

Embora o mundo nos dissesse que a igreja é uma opção, uma irrelevância ou uma invenção humana – um grupo de pessoas que achava que seria uma boa ideia reunir-se, já que compartilham as mesmas crenças e práticas espirituais -, sabemos melhor. O corpo é estabelecido por Cristo, protegido e nutrido por ele e governado por ele.

Não há lugar melhor para viver sua verdadeira identidade. E nunca irá te faltar um copo de açúcar.



Fonte: Gospel Mais

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